Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

sábado, 12 de março de 2011

Plenária Nacional FNI: Trabalhadores relatam dificuldades e vitórias na construção de uma nova alternativa em seus estados

A tarde do sábado foi reservada para que os trabalhadores presentes na plenária da FNI tirassem dúvidas jurídicas sobre a campanha salarial deste ano. Os advogados Aderson Bussinger (RJ) e Delcio Caye (RS) estiveram presentes e responderam às questões.

Durante a tarde, também houve o espaço de relatos dos colegas sobre as dificuldades e vitórias na construção da campanha salarial alternativa em seus estados. Elisa, da OLT da Dataprev de São Paulo (em pé, na foto ao lado), descreveu as dificuldades e a falta de apoio do sindicato da categoria na organização de uma campanha sem a Fenadados. Fernando Sergio, Dorinha (OLT Serpro) e Beth Spingola (ANED), do Rio de Janeiro, contaram as manobras usadas nas assembleias para que fosse aprovada a procuração para a Fenadados, como a presença das chefias no momento da votação.

O colega do Paraná lembrou que, no Serpro, os trabalhadores não deram procuração para que a Fenadados os representasse nas negociações. Os colegas de Santa Catarina destacaram a atuação do sindicato (Sindpd/SC) na construção da campanha alternativa. Também alertaram para a expectativa que a FNI está gerando junto aos trabalhadores. "Os trabalhadores de SC consideram a FNI como a 'tábua de salvação'. Isso alegra, mas aumenta a nossa responsabilidade", disse o colega de SC.                                                    

3 comentários:

  1. Também concordo com SC: FNI surgiu como alternativa salvadora. Por tudo o que aconteceu até agora, nota-se que os trabalhadores estavam mesmo sem voz e sem representação e encontraram no FNI. BOA SORTE !

    ResponderExcluir
  2. Minha sugestão, caso desejem ampliar a visibilidade da Frente entre os milhares de trabalhadores da Dataprev é que deixem de usar sites criados no blogger ou blogspot, pois esses domínios são sumariamente barrados pelo proxy da empresa.
    .
    Embora a plataforma Wordpress não seja barrada, nada impede que venha a sê-lo com base nos mesmos critérios usados para o blogspot.
    .
    Portanto, creio que o mais inteligente seria a criação de um site próprio ou a utilização de um CMS como o Joomla!
    .
    Talvez esse seja um dos motivos pelos quais a FNI não é ainda muito conhecida entre a massa dos trabalhadores dessa empresea, embora seja das lideranças sindicais ou daquela minoria de trabalhadores mais informados ao movimento.

    ResponderExcluir
  3. Excelente matéria.
    Já sou acídua aqui do blog rsrsrs.
    Sempre estou aqui dando uma conferida nas novidades do blog.
    Grande abraço.
    Att. Osmarina Headphone bluetooth

    ResponderExcluir