Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Campanha Salarial da Dataprev: Algumas das principais bases não acataram posição da Fenadados. Agora vem o Pacto Federativo!


A direção da Dataprev sabia que poderia haver mobilizações nos estados - a exemplo da grande greve que a pegou de surpresa em 2011 - e resolveu colocar 2% de ganho real dentro da tabela do Plano de Cargos e também no adicional atividade. Sabemos que é insuficiente e que poderíamos arrancar mais. Isso aconteceu após vários meses de negociação, sem nenhuma ação concreta da Fenadados junto às bases. E agora, quase quatro meses após o início da campanha, a Fenadados tira da cartola e tenta enfiar goela abaixo da categoria um indicativo de dissídio econômico, sem que tenha construído qualquer forma de mobilização.

É mais uma postura arrogante de dirigentes que se mostram cada vez mais incapazes de representar suas bases. Essa decisão de gabinete se apoia, mais uma vez, no famigerado Pacto Federativo, usado pela federação e seus aliados para manobrar os trabalhadores, segundo os seus interesses partidários e as brigas por cargos no governo - desta feita, indicando um dissídio que no ano passado eles próprios tentaram derrotar, assim como fizeram com a forte greve da categoria.

As bases da BA, SP, SC, RS, SE e RJ disseram não ao indicativo da federação. As bases da Dataprev da PB e do CE foram proibidas de deliberar, e o argumento é de que não podem decidir porque rejeitaram dar a procuração para a Fenadados. Tudo isso porque estão preparando para que entre em ação o Pacto Federativo. O dado interessante é que os sindicatos desses estados são filiados à Fenadados, e os diretores desses sindicatos vão aos comandos, mesas de negociação etc. Não tem mais limites para suas posturas!

Fenadados se negou a unificar a Campanha Salarial para derrotar a Dataprev

A Fenadados preferiu entregar uma pauta com três itens para a empresa, em que não constava nem mesmo a garantia de emprego, apesar das mais de setenta demissões feitas no início do ano. Os trabalhadores mostraram que queriam unidade desde o início; responderam positivamente à enquete da FNI, em que mais de 83% disseram que queriam a participação de todas as entidades nas negociações da Campanha Salarial. Mas infelizmente, negou-se a construir a unidade com todos os sindicatos, OLTs e ANED. Agora está em silêncio, mas sabemos que apesar de não representar a vontade da maioria dos trabalhadores, pode continuar agindo contra a categoria.

Advogado da Fenadados é também defensor de acusados no mensalão

Como se não bastasse os vários problemas já apresentados pela direção da Fenadados, na última semana tivemos conhecimento de que o advogado da federação esteve no STF (Supremo Tribunal Federal) fazendo sustentação oral para defender um dos acusados no esquema do mensalão.

Reestruturação nas Unidades Regionais (URs)
  
A Dataprev, ao longo da sua história (tecnológica, política e de gestão), realizou diversas reestruturações contextualizadas, visando compatibilizar processos de trabalho, serviços, produtos e o alinhamento no modelo de gestão.

Estranhamente, no atual governo do Partido dos Trabalhadores (PT), nos deparamos com as mesmas práticas de gestão de pessoas adotadas em governos anteriores (Collor e FH): DEMISSÕES e extinção de postos de trabalho sem o devido planejamento para novas atividades. Novamente, a direção da empresa atropela os trabalhadores, desrespeitando o conhecimento acumulados por seus funcionários e adotando uma nova modalidade de discriminação - a segregação laboral.

Como trabalhadores exigimos, no mínimo, que o processo ocorra de forma transparente e que os trabalhadores sejam ouvidos por meio de suas representações, sindicatos, OLTs e federações, e que não ocorram demissões. 

Sindicatos e OLTs que constroem a FNI

Nenhum comentário:

Postar um comentário