Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Campanha Salarial do Serpro: Situação insustentável!

Estamos nos aproximando de completar cinco meses de campanha salarial; é um verdadeiro faz de conta. O Serpro faz de conta que não sabe de nada e, a Fenadados e seus sindicatos, ficam em silêncio. Será que estão preparando um final fúnebre para a Campanha Salarial? Cadê as assembleias nos estados? Não precisam mais consultar os trabalhadores? 

Greve dos Servidores Federais mostra o caminho da luta 
São dezenas de categorias, algumas em greve há mais de três meses. A solução ainda está a caminho, mas já existem negociações em algumas dessas categorias e propostas que poderão solucionar o impasse. Nas elétricas, com alguns dias de greve, saiu ganho real de 2% e mais quatro cartelas de tíquete, que somam R$ 2.800,00. 

Por que a Fenadados se negou a unificar a Campanha Salarial
A cada dia que passa ficam mais óbvios os motivos para não existir Campanha Salarial de verdade. A verdade é que a direção da empresa conta com a Fenadados para manter tudo como está.

Após a traição da federação em 2009, a direção do Serpro vem se sentindo muito a vontade para negar qualquer avanço para a categoria. Já a Fenadados não tem nenhuma disposição de fazer qualquer ação contra a empresa. Assim, o tempo vai passando e os trabalhadores vão se cansando até a hora que saia a fumaça branca dos iluminados sindicalistas que resolvem pôr um fim à campanha propondo greve ou qualquer coisa que os trabalhadores sejam incapazes de fazer porque não foram preparados para tal. A Fenadados sabe que, com o Pacto Federativo e outras atitudes que já tomou, não vai contar com a confiança dos trabalhadores. 

A categoria mostrou que queria unidade desde o início. Os trabalhadores responderam positivamente à enquete da FNI, em que mais de 85,5% disse que queria a participação de todas as entidades nas negociações da Campanha Salarial. Mas, infelizmente, se negaram a construir a unidade com todos os sindicatos, OLTs e Fenadados. Não fazer a unidade significa não lutar, pois os trabalhadores não confiam na federação!

Por que os trabalhadores estão calados?
Para começar, não existem mais assembleias na campanha salarial. E cada um de nós percebe, ao conversar com cada colega, que com Pacto Federativo, com sindicalistas não confiáveis, é muito mais difícil organizar ações em nível nacional. O problema em tudo isso é que, enquanto eles se locupletam com as parcerias que garantem cargos, privilégio etc, quem perde são os trabalhadores. E já temos uma lista de exemplos de perdas: deságio no passivo das horas extras, sem PPLR, sem ganho real, notícias extra-oficiais de aumento no Plano de Saúde Cassi em mais de 40% etc. 

Advogado da Fenadados é também defensor de acusado no mensalão
Como se não bastassem os vários problemas já apresentados pela direção da Fenadados, na última semana tivemos conhecimento de que o advogado da federação esteve no STF (Supremo Tribunal Federal) fazendo sustentação oral para defender um dos acusados no esquema do mensalão. Estão cada vez mais longe da base e mais próximos do governo e das direções das empresas. Isso era inimaginável até que se torna realidade!

Sindicatos e OLTs que constroem a FNI

Nenhum comentário:

Postar um comentário