Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Trabalhadores do Serpro enfrentam a intransigência da empresa na Campanha Salarial. Mobilizações vão continuar

Protesto no SERPROS, no Rio de Janeiro

Mobilizações organizadas nessa terça-feira (25/06) pelos sindicatos e OLTs que constroem a FNI (Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática), por OLTs parceiras e outros sindicatos debateram a campanha salarial, a possibilidade de dissídio coletivo, as ações judiciais requerendo o pagamento da PPLR 2012 e as eleições do SERPROS. 


Nessa terça-feira aconteceu novamente uma mobilização importante na categoria, envolvendo 9 regionais: RS, SC, PR, SP, RJ, MG, CE, PA e PE. Na BA marcaram nova data, pois foi dia de retorno de feriado. Em Brasília, o sindicato não chamou assembleia e isso dificultou a organização da OLT/DF.

Fenadados, mais uma vez, não ajuda na organização da mobilização

Apesar de o boicote da Fenadados e de alguns sindicatos, que tentam dificultar a mobilização da Campanha Salarial 2012/2013, os trabalhadores do Serpro não estão acomodados. Na página da Fenadados nenhum sinal de mobilização nacional. Mas os trabalhadores começam a superar a intransigência da empresa e o bloqueio de alguns dirigentes sindicais.

As atividades ocorreram durante a 4ª mesa de negociação entre empresa e federação em que, mais uma vez, não foi aberta a possibilidade da participação dos sindicatos que se desfiliaram da Fenadados. Foi uma reunião insossa, com o Serpro rejeitando a pauta de reivindicações e dizendo, ironicamente, que conceder o reajuste salarial pelo IPCA já é um avanço.

Os trabalhadores demonstraram, nas mobilizações, que é preciso se organizar para enfrentar a dura posição da empresa e a inércia da Fenadados. Na Regional Florianópolis (SC), ficou marcada nova atividade de mobilização na sexta-feira (28/6). Também avaliaram que a luta não se restringe à campanha salarial, já que o Serpro não quer pagar as PPLRs de 2012 e de 2013. As OLTs do CE e do RJ, perante à falta de atitude de seus sindicatos, já entraram com ações no Ministério Público denunciando o não pagamento da PPLR 2012 pelo Serpro. Também entraram com essa ação o Sindppd/RS e Sindpd/SC.

Os trabalhadores ainda combateram a direção da empresa, que está contra os interesses dos trabalhadores e não respeita fóruns democráticos como as eleições - caso de o conselheiro Gato não empossado no SERPROS.

Veja como foi o dia nacional de luta nos estados (à medida que mais informações forem chegando, a notícia será atualizada):

Rio de Janeiro
Mobilização no Horto e paralisação de 2h no Andaraí. Também teve protesto na frente do SERPROS. No Andaraí (prédio com maior número de trabalhadores), os colegas aprovaram que a próxima assembleia da Campanha Salarial começaria por ali e que a pauta da assembleia deve ser aberta. Diretores do Sindpd/RJ que estavam na mobilização desqualificaram a votação e se negaram a acatar a decisão.


Rio de Janeiro



Porto Alegre (RS)

Na regional, trabalhadores debateram sobre o momento que vive o país, a nossa campanha salarial e a retomada da luta no Serpro. Conversaram também sobre a entrada de ação contra o reajuste abaixo da inflação que vem sendo praticado pelo governo em relação ao FGTS desde a década de 90. Deliberamos por permanecer em assembleia permanente e organizar nacionalmente um novo calendário de mobilizações.

Curitiba (PR)
Prédio da regional está cheio de balões pretos desde a semana passada. Trabalhadores ficaram mais de 1h parados.


Curitiba




Belém (PA)

A Regional Belém está agora com balões azuis e vermelhos. Tiramos também que teremos assembleias permanentes e entramos em estado de greve.









Florianópolis (SC)

Trabalhadores decidiram paralisar por duas horas na sexta feira e meio-turno
na semana que vem, no dia da negociação.

















Agora é hora de fazermos um novo calendário nacional de mobilizações. Na próxima semana já está apontada a possibilidade de novas ações. Precisamos sincronizar com as OLTs e sindicatos dispostos a lutar nos estados e trazermos mais colegas de todas as regionais. Juntos termos mais força.


Ousar Mobilizar, Ousar Vencer!

Sindicatos e OLTs que constroem a FNI e OLTs parceiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário